Aqui vão minhas primeiras impressões de Shikimori’s Not Just a Cutie (Kawaii dake ja Nai Shikimori-san), o anime de romance que eu estava mais ansiosa para assistir nessa temporada e atendeu com muito gosto minhas expectativas.
Portanto, o anime é uma comédia romântica, no sentido mais literal, que retrata o casal Shikimori e Izumi. Ou, melhor dizendo, a garota maravilha independente e o soft boy.
Ambos formam um casal fofíssimo e a obra é perfeita em misturar “personalidades opostas” em seus personagens. Por isso, em apenas 3 episódios, Shikimori’s Not Just a Cutie ganhou um lugar no meu coração e entregou algo divertido, leve e gostoso demais de acompanhar. Então, agora, vem comigo nessas primeiras impressões para entender os motivos de adicioná-lo na sua lista!
- Gênero: Comédia, Romance
- Diretor: Yamanaka Shouhei
- Estúdio: Doga Kobo (Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Plastic Memories)
- Material: Mangá
- Onde assistir: Crunchyroll
- Novos episódios: aos domingos
Um misto de ficção com a realidade
Como disse no começo desse texto, Shikimori’s Not Just a Cutie aborda um casal fofo e possui personagens com personalidades opostas em perfeita harmonia.
Inclusive, esse é um dos pontos que mais me chamou a atenção. Cada personagem não possui um único lado, forma de agir e pensar; cada um é a mistura de traços diferentes.
Por exemplo, a ideia por trás do título é exatamente dizer que “Shikimori-san não é apenas uma gracinha”, mas também uma garota forte e admirável. De fato, você percebe Shikimori-san como uma garota que é possível de encontrar no seu dia a dia por aí. Dessa forma, é bem diferente de qualquer personagem que é sempre fofa ou sempre grossa ou sempre qualquer coisa.
Esse ponto vale para todos os personagens e, dizendo o óbvio, isso é algo muito interessante de assistir. Do meu ponto de vista, é bastante comum personagens assumirem uma postura única, o famoso arquétipo. Aquele que só vai ser o engraçado e alívio cômico, ou que vai ser sempre o sonso do rolê.
Contudo, esse anime veio para quebrar com isso nos trazendo personagens que fogem dos estereótipos. Ah, e quero deixar claro duas coisas: 1. são apenas primeiras impressões sobre o anime e 2. você pode não concordar, mas discorde aí da sua casa (ou nos comentários).
Shikimori’s Not Just a Cutie deixa primeiras impressões de ser um anime sessão da tarde
Embora eu não tenha nada do que reclamar desse anime, pois a animação, trilha sonora e história até o momento me agradam… Preciso confessar que é um anime bem sessão da tarde.
Shikimori’s Not Just a Cutie é daqueles animes que você assiste, se diverte e ri um pouquinho, acha fofinhos alguns pontos e… É só isso. Ou seja, não há nada nele que o faça se destacar e permanecer na memória por muito tempo.
Entretanto, vou defendê-lo, pois tem sido muitíssimo prazeroso de acompanhar o desenrolar do casal. Inclusive por já começar daí: eles já são um casal!
Diferente de outros animes de comédia romântica que se passam no ambiente escolar, onde acontece o desenrolar da pré-relação (a declaração, um amor que primeiro não é correspondido, etc), Shikimori’s Not Just a Cutie mostra o comecinho deles enquanto namorados.
Além disso tudo, logo na abertura do anime, vemos diversas referências a cultura pop (que me instigam toda vez que assisto) como Alice no País das Maravilhas, Sherlock Holmes e outros. As referências são bem divertidas também e, inclusive, eles assistem até uma versão vinda sei lá de onde de It: A Coisa no cinema!
É sobre experiências humanas universais e a rotina do dia a dia
Nosso casal protagonista passa pelas emoções do primeiro encontro com a família do parceiro e primeiro encontro no cinema. Além de, óbvio, passar pelas experiências cotidianas que envolvem um relacionamento e a época da escola.
Por isso, esse fator de histórias coloquiais e de emoções que sentimos na nossa vida, o anime consegue misturar de maneira singular e brilhante a ficção com a realidade. Desse modo, no lado da ficção temos o quase superpoder de proteção da Shikimori-san e o azar constante de Izumi-san.
Mas, quando vamos para o lado da realidade temos emoções que também já sentimos algum dia, situações que vivenciamos dentro de um novo relacionamento amoroso, algo que é mais palpável de perceber diariamente. Assim, não fica difícil de rir com algumas situações cômicas ou simpatizar com os personagens do anime.
Finalizando as primeiras impressões de Shikimori’s Not Just a Cutie
É um anime sessão da tarde, leve, divertido e gostoso de acompanhar por misturar de forma belíssima aspectos da realidade e da ficção. Além disso, vale comentar sobre o encerramento mais fofinho que já assisti na vida (eu nem gosto de encerramentos dos animes, mas esse é muito bom):
Por fim, resumindo tudo, coloque esse anime na sua lista de romances e vá assistir sem expectativa de algo super marcante e memorável, porém com um desenrolar cativante da história. Ah, vem conferir nossas RegraDe3 da primavera 2022 para você não perder tempo e saber o que colocar na sua lista!
Shikimori’s Not Just a Cutie, mas talvez o anime seja apenas isso mesmo! Me conta o que você achou do anime aqui nos comentários, e até a próxima 🙂